CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »
Sign up for PayPal and start accepting credit card payments instantly.

Sejam bemvindos!

Este Blog junta várias dicas de como ter uma beleza e saúde natural sem grandes gastos.


terça-feira, 22 de abril de 2008

Todos os benefícios do chá

É anticancerígeno, diurético e adelgaçante. Mas não só. Veja tudo o que esta bebida pode fazer por si

Não é um medicamento, mas os seus benefícios para o organismo são variados. Existem várias espécies de chá. Conheça as vantagens de cada um.

Os tipos básicos de chá, produzidos sobretudo na China, Índia e Ceilão, são provenientes da mesma espécie (camellia sinensis).

Distinguem-se entre si pelos processos de secagem e de oxidação (escurecimento das folhas devido à quebra de clorofila), o que determina uma ampla gama de sabores e aromas.

Verde
Produz uma infusão de cor verde jade e um suave e relaxante odor a verduras frescas. É o menos oxidado e, por isso, preserva uma maior quantidade de catequinas (fitonutriente com uma forte acção antioxidante).

Preto
É o mais aromático e o mais forte. As suas folhas em água a ferver produzem uma bebida castanha avermelhada com um aroma semelhante ao do malte.

Oolong
Considerado uma variedade intermédia entre o verde e o preto, pode apresentar três fases de oxidação: ligeira, moderada ou completa.

Branco
Resulta da infusão de chá com folhas jovens, que não sofreram efeitos de oxidação. É o mais suave e delicado (e também o mais caro e difícil de encontrar).

6 razões para o beber

1. É hidratante

Vários estudos descrevam o chá como uma fonte de hidratação por excelência, logo a seguir à água. Outros revelam que os consumidores apreciam o chá não só para matar a sede, mas também pelo seu sabor.

2. É antioxidante

Combate o envelhecimento, devido ao seu elevado conteúdo em flavonóides (fitonutrientes com forte acção antioxidante). Esta propriedade faz do chá um fiel aliado do coração, evitando a aterosclerose, reduzindo a tensão arterial e o risco de enfarte.

3. Tanto pode ser excitante como relaxante

De acordo com a nutricionista Helena Cid, "o chá contém L-teanina e baixos níveis de cafeína o que, para além de mais benéfico para a saúde, ajuda a manter a pessoa em alerta". Por outro lado, a L- teanina produz efeitos tranquilizantes no cérebro, induzindo o relaxamanto sem causar sonolência.

4. É anti-infeccioso

Os taninos (fitonutrientes com acção adstringente) não só conferem ao chá o seu sabor ligeiramente amargo, como também as suas qualidades antivirais e antibacterianas. Segundo alguns especialistas, combatem inclusive o vírus da gripe, o herpes simplex e a hepatite crónica.

5. É anticancerígeno

Os seus compostos, sobretudo os do chá verde, exercem um papel protector contra as células tumorais do pulmão, pele, próstata e estômago. Para além disso, actua contra agentes cancerígenos como as nitrosaminas.

6. Protege os dentes

Contém flúor, que contribui para o endurecimento do esmalte dentário. É por esta razão que os japoneses aconselham os seus filhos a beberem chá verde depois de comerem doces.

No entanto, não pode ser usado como substituto de uma boa higiene oral já que a desvantagem do chá é a de poder manchar os dentes.

2 comentários:

Andrea Vasconcelos disse...

Adorei o site! Está um espetáculo! Aprendi várias maneira de como cuidar da minha beleza sem muitos custos ou por assim dizer sem custos! De um modo geral, enrriquece a nossa cultura geral!Continuem assim e sempre a abrir!!!

Andrea Vasconcelos disse...

Adorei o vosso site! Aprendi como posso cuidar da minha beleza sem muitos custos, ou, por assim dizer, sem custos! De um modo geral, ajuda-nos a enrriquecer a nossa cultura geral! Continuem sempre a abrir!!!!