Dieta anti-idade
Rejuvenesça o seu corpo por dentro e por fora, seguindo um regime que pode adaptar às suas preferências e necessidades
Não dorme bem, tem dificuldade em emagrecer, sente falta de energia, o seu intestino está mais preguiçoso...? Não deixe que o seu organismo envelheça mais rapidamente do que deveria.
Nesta dieta, vai encontrar as linhas mestras para comer bem, mantendo os sinais do envelhecimento e os quilos sob controlo. Vai sentir-se melhor do que nunca.
Para além de tirar-lhe alguns quilos de cima (até 2 num mês), esta dieta vai ajudá-la a activar o seu organismo para que funcione como se tivesse 20 anos. A dietista Marisa Costa propõe um plano alimentar que ataca em cheio os radicais livres e evita o envelhecimento prematuro do nosso corpo.
Mais do que uma prescrição dietética, trata-se um protocolo de educação nutricional individualizado que permite adoptar uma alimentação equilibrada (adapta-se às necessidades fisiológicas e preferências de cada pessoa) e é muito saudável, uma vez que preserva a funcionalidade de todo o organismo.
Uma dieta para toda a vida
A dieta anti-idade é um programa nutricional que deve ser seguido indefinidamente para se obter todos os seus benefícios. Não está, por isso, limitada a um tempo determinado, procura sim que quem a adopta desenvolva o hábito de promoção da saúde que, idealmente, deveria ser mantido para toda a vida.
As regras da dieta
A dieta anti-idade assenta no efeito fisiológico e endocrino-metabólico promovido pelos nutrientes escolhidos, que actuam como verdadeiros medicamentos fisiológicos. O objectivo é abrandar ao máximo a perda de capacidade funcional que se produz no organismo com a passagem dos anos e que é o factor determinante do envelhecimento.
Para alcançar este objectivo, a dieta anti-idade propõe uma série de regras a seguir:
Aumentar o aporte de nutrientes e reduzir a densidade calórica da dieta.
Adaptar o índice glicémico e a carga de hidratos de carbono nas ementas diárias, de acordo com as suas necessidades.
Preferir as proteínas provenientes das leguminosas e do peixe e diminuir as da carne.
Desta forma aumenta-se a secreção de hormonas de crescimento e de testosterona. Nota importante: a implementação desta medida deve ser combinada com exercício físico. Ingerir alimentos ricos em ácidos essenciais ómega-6 e ómega-3 (peixe, frutos secos, azeite, mas sempre com moderação).
Conselhos dietéticos anti-idade:
Preferir gorduras boas. Sobretudo as provenientes do azeite virgem extra, do peixe azul e dos frutos secos. É preciso evitar as gorduras sólidas de origem animal e as dos alimentos pré-cozinhados.
Para além disso, não devem nunca ser combinados com hidratos de carbono de alta densidade glicémica (pão, batatas, massa ou pastelaria).
Assegurar o aporte de cálcio: é fundamental para conservar a massa óssea. Recomenda-se ingerir, pelo menos, meio litro de leite por dia ou produtos lácteos, sempre magros ou meio gordo.
Cozinha saudável: na preparação dos alimentos, prefira grelhar, cozer ou assar no forno, utilizando especiarias (em detrimento do sal) para realçar o sabor. Deve limitar o uso de sal e não utilizar caldos comprados.
Beber muita água: entre 1,5 e 2 L por dia, de preferência depois das refeições ou fora delas.
Fazer cinco a seis refeições por dia: pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia.
0 comentários:
Postar um comentário