CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »
Sign up for PayPal and start accepting credit card payments instantly.

Sejam bemvindos!

Este Blog junta várias dicas de como ter uma beleza e saúde natural sem grandes gastos.


quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Fim dos pêlos encravados



Se a sua pele está sendo castigada por pêlos encravos, a melhor solução é uma esfoliação caprichada. Veja aqui uma receita natural:
Ingredientes:
1 xícara de creme hidratante corporal
2 colheres de sal marinho ( à venda em supermercados na sessão de produtos naturais)
1 colher de mel
Modo de fazer: misture os ingredientes até formar uma pasta homogênea. Se preferir, pode até bater no liquidificados. A receita é suficiente para as duas pernas.
Modo de usar:
Massageie o local com uma bucha vegetal com movimentos circulares suaves (seu uso ajuda a remover as células mortas e a desobstruir os poros). Coloque uma toalha umedecida com chá de camomila quente ( 1 xícara de água para uma colher de sopa de camomila) sobre a pele para abrir os poros por cinco minutos. Aplique o esfoliante, com as mãos, fazendo movimentos leves e circulares, caprichando nas áreas mais afetadas. Lave bem o local com água morna e sabonete neutro. Aplique um hidratante não oleoso para não tornar a obstruir os poros. Em regiões mais ressecadas, como joelhos, calcanhares e cotovelos, use um creme mais espesso.

sábado, 9 de agosto de 2008

Disfarce as olheiras

Faça uma compressa de gaze embebida em chá de camomila gelado. Você pode também usar o próprio saquinho é só colocá-lo para gelar depois de feito o chá e pôr sobre os olhos. Deixar agir por dez minutos e retirar. O líquido gelado ajuda a contrair os vasos localizados nessa região, suavizando as olheiras.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Sobremesa leve

Bolo de queijo com amêndoas

É uma opção saudável para os dias de festa. Experimente-o

Porque uma alimentação saudável é sinónimo de bem-estar e de uma qualidade de vida maior, a Clínica Metabólica e a Prevenir trazem até as melhores receitas para um processo de controlo de peso eficaz. Revistas e aprovadas por especialistas credenciados, estas garantem-lhe os melhores resultados. Corra já para a cozinha e... bom apetite!

Ingredientes
(para 6/8 pessoas)

500 grs de queijo fresco
100 grs de amêndoas ligeiramente torradas
4 iogurtes naturais magros
1 ovo inteiro e 1 clara de ovo
6 colheres (sopa) de fécula de batata
120 grs de açúcar baunilhado
raspa de 1 limão
1 pitada de sal

Modo de preparação

1. Depois de torrar ligeiramente as amêndoas, pique-as em pequenos pedaços.

2. Misture o queijo com o iogurte , o açúcar, a casca de limão em raspa, a fécula de batata e a pitada de sal. Mexa até obter uma mistura cremosa e homogénea.

3. Bata as duas claras em castelo e junte a gema, continuando a bater mais um pouco. Adicione-as à massa anterior e envolva tudo muito bem.

4. Coloque o preparado numa forma alta, untada levemente com manteiga e leva ao forno médio durante 60 minutos. Deixe arrefecer no forno.

5. Depois de frio, desenforme e coloque no frigorífico, pelo menos duas a três horas antes de servir.

Conheça a acção da urtiga

Ler mais: Conheça a acção da urtiga Conheça a acção da urtiga

Em caso de anemia, artrite e reumatismo, no tratamento de eczemas e acne, contra a queda do cabelo e no retardamento da hipertrofia da próstata. Caso para repensar as verdadeiras intenções de quem nos manda “ir às urtigas”.

Desde a Idade Média que as folhas são utilizadas na culinária escocesa. A acção urticante das folhas desaparece após doze horas da planta ter sido colhida, ou após fervura, pelo que as folhas jovens de urtiga podem ser consumidas cruas em salada, em omeletas, em sopas ou simplesmente cozidas, como os restantes legumes. As plantas foram ainda usadas como forragem para o gado, e as fibras extraídas dos seus eixos, à semelhança do que acontece com as fibras de linho, utilizadas para o fabrico de roupas e cordas, nesta região.

Efeitos: desintoxicante, antianémico e diurético
As folhas contêm teores elevados de clorofila, molécula vegetal de cor verde, cuja composição química é muito semelhante à da hemoglobina (transportador de oxigénio no nosso sangue) e ferro. Estes constituintes são responsáveis pelas suas propriedades desintoxicantes e antianémicas, uma vez que estimulam a produção de glóbulos vermelhos. São ainda ricas em outros sais minerais como o fósforo, magnésio, cálcio e silício, e vitaminas A, C e K. Os tricomas contêm histamina, acetilcolina e ácido fórmico, substâncias que parecem actuar como anti-inflamatórios.

Do ponto de vista terapêutico as folhas possuem uma forte acção diurética, anti-inflamatória e remineralizante, sendo ainda ligeiramente hipoglicemiantes. De uma forma geral, a urtiga ajuda o organismo a eliminar os líquidos em excesso, pelo que uma infusão (1 colher de chá de folhas secas por chávena de água quente, três a quatro vezes ao dia) pode ser útil como tratamento auxiliar em muitas doenças.

Artrite, reumatismo e gota: dosagens
Os preparados desta planta são particularmente benéficos no tratamento de infecções geniturinárias e prostatites, uma vez que ao estimular as micções, ajudam a eliminar as bactérias causadoras da infecção. A urtiga tem a capacidade de alcalinizar o sangue, facilitando a eliminação dos resíduos ácidos do metabolismo, sendo igualmente importante no tratamento de casos de artrite, reumatismo e gota. Por outro lado, como é uma boa fonte de quercetina, flavonóide que inibe a libertação de histamina, é utilizada com eficácia na diminuição dos sintomas associados às alergias e à febre-dos-fenos. Em todos estes casos, poderá optar entre a toma de 50 a 100 gotas de tintura (1:10), três vezes ao dia, ou pela ingestão de cápsulas de 250 mg de extracto de folhas, administradas também três vezes ao dia.

Folhas: anemia e hemorragia
As folhas são ricas em proteínas (100 gramas de urtigas secas contêm 35 a 40 por cento de proteínas) e em vitaminas e sais minerais, e constituem uma ajuda válida no caso de anemia. Com acção vasoconstritora e hemostática, as folhas ajudam também a estancar hemorragias nasais e a aliviar menstruações abundantes, contribuindo ainda para diminuir os níveis de açúcar no sangue.

É igualmente recomendada nas afecções crónicas da pele, em especial no tratamento de eczemas, erupções e acne, contra a queda do cabelo, e para limpar e purificar a pele, normalmente sob a forma de loções ou tónicos, cuja acção pode e deve ser complementada pela toma oral de suplementos à base de urtiga.

Raízes: doses recomendadas em caso de hipertrofia da próstata
As raízes têm um efeito anti-inflamatório sobre o adenoma prostático, podendo ajudar a retardar o hipertrofismo da próstata. Os seus extractos actuam inibindo a enzima 5--reductase, envolvida na conversão da hormona testosterona em dihidro-testosterona, substância responsável pelo crescimento da glândula prostática nos homens com hiperplasia begnina da próstata. Recomenda-se a toma de 250 mg de extracto de raiz, duas vezes por dia, em combinação com 160 mg de extracto de palmeto (Serenoa repens).

Segurança e contra-indicações
Em geral, a urtiga é considerada segura, existindo apenas o risco de reacção alérgica. Salienta-se contudo, que pacientes com hipertensão, cardiopatias, diabetes ou insuficiência renal, podem sofrer descompensações, devido aos efeitos diuréticos da planta, pelo que a toma de extractos desta planta deve ser supervisionada por técnicos de saúde.


De onde vem a urtiga?
O nome científico da urtiga deriva do verbo latino urere, que significa arder, numa clara alusão ao efeito dos seus pêlos urticantes, e dioica ou “duas casas”, é a designação botânica dada às espécies que apresentam indivíduos exibindo apenas flores masculinas ou femininas.
Urtica dioica é uma planta vivaz oriunda das regiões temperadas da Europa, África Austral, Andes e Austrália, actualmente presente em todo o mundo. Coloniza preferencialmente locais húmidos e sombrios, na proximidade de campos cultivados, e chega a atingir 1,5 metros de altura. O caule, de secção quadrada, e as folhas opostas e dentadas, encontram-se completamente cobertos de pêlos urticantes, designados tricomas, as suas flores são pequenas e verdes.


Antigamente era assim…
As propriedades medicinais da urtiga remontam à Grécia Antiga, onde era utilizada para atenuar os sintomas das alergias sazonais e no alívio das dores associadas às inflamações. As folhas, acabadas de colher, em aplicação tópica têm um efeito rubefaciente (causa vermelhidão da pele), e por isso, foram, em tempos, popularmente utilizadas para fustigar suavemente a pele, sobre as articulações afectadas pelo reumatismo. Produzindo-se, desta forma, um efeito revulsivo que atrai o sangue para a pele e que contribui para descongestionar os tecidos internos afectados pelo processo inflamatório. Posteriormente, preparam-se as infusões e cataplasmas para este efeito; actualmente recorre-se à toma de suplementos alimentares. Foram ainda utilizadas, de forma pouco pedagógica, contudo inesquecível, para fustigar os rabinhos das crianças, como modo de evitar que estas se descuidassem na cama.

Naturopatia

Ler mais: Naturopatia Naturopatia

A naturopatia é um modo de vida, mas também uma terapia que ensina o corpo a curar-se a si próprio. De acordo com os princípios da natureza.

Os princípios da naturopatia moderna são originários da Alemanha e foram introduzidas nos EUA em 1892, pela mão do terapeuta alemão Benedict Lust, com base nos conhecimentos de Sebastien Kneipp, um padre que anos antes, alegadamente curara Lust através da hidroterapia. Kneipp fundou na Alemanha um centro de “cura pela água” para tratamento de doenças como a tuberculose, e ainda hoje é considerado o precursor da naturopatia.
O termo naturopatia surgiu apenas em 1902, mas a sua etimologia é bem mais antiga: do grego pathos e natura, que literalmente significa doença da natureza. Baseando-se numa perspectiva holística do ser, a naturopatia pressupõe a capacidade de auto-cura do indivíduo, através de terapias naturais. Mais do que uma terapia, a naturopatia é uma filosofia de vida que se orienta por um estilo de vida saudável. O propósito da sua medicina é promover o processo de cura usando remédios naturais. De uma forma geral, podem resumir-se em três as grandes áreas da naturopatia: a educativa, que abrange o ensino da nutrição vital, a preventiva, que visa promover a higiene natural, como acção preventiva e a curativa, através da utilização de bioterapias, como método de auto-cura.

Como actua um naturopata?
Os naturopatas defendem que os sintomas da doença são causados pelo esforço do próprio corpo, no sentido de se auto-curar, e que os medicamentos devem ser escolhidos em função do individuo e não apenas da doença. Na naturoterapia a prevenção é tão importante como a cura, por isso a acção do naturopata fundamenta-se na busca das causas e nas origens psicossomáticas da doença, nunca nos seus efeitos. Praticam uma medicina de interligação mente–corpo, e muitas têm experiência em outras técnicas, como acupunctura, hidroterapia ou homeopatia. O objectivo é levar o indivíduo a descobrir a razão dos seus males, proporcionando ao corpo a capacidade de auto-cura. Para isso, estimula as suas defesas naturais. Ao aplicar os princípios naturopatas de cura, os profissionais podem administrar um ou mais aparelhos, substâncias fisiológicas, mecânicas, nutricionais, manuais, fitoterápicas ou animais específicas.
O objectivo final é remover obstáculos ao funcionamento normal do corpo, aplicando forças naturais para restaurar as suas capacidades de recuperação. Somente aquelas preparações e doses que actuam em harmonia com o corpo são utilizadas para alterar funções incorrectas, purificar o corpo de toxinas e promover seus processos metabólicos. Basicamente, os naturopatas trabalham com quatro categorias de medicamentos naturais:

a) Substâncias naturais com o mínimo de processamento: alimentação, ar puro, água pura e ervas naturais;
b) Agentes extraídos a partir de produtos naturais: extractos de plantas, tinturas, medicamentos homeopáticos, extractos glandulares (tiróide ou fígado) e outras substâncias de origem natural;
c) Substâncias medicinais com nível de processamento elevado: extractos de alimentos, vitaminas, minerais e aminoácidos;
d) Medicamentos manufacturados: hormonas e vitaminas sintetizadas. São menos dispendiosos e podem proporcionar concentrações mais elevadas.
(Fonte: “Saúde Natural aos 50”, Didática Editora, 2005)


Ar e Água

São dois elementos centrais da naturopatia. Os naturopatas defendem que o ar puro é essencial para a saúde e uma terapia para o corpo. A respiração pelo diafragma ajuda a expandir os pulmões, permitindo que uma grande quantidade de oxigénio entre no corpo. É por isso que os naturopatas recorrem a vários aparelhos para melhorar a qualidade do ar nas habitações, nomeadamente filtros para remover o pó e fungos, humidificadores ou desumificadores, que assegurem um nível óptimo da quantidade de vapor de água no ar, e ainda ionizadores para regular os iões. Os iões de carga negativa natural estão presentes no ar da montanha ou perto de quedas de água, sendo mais benéficos para a saúde do que os iões de carga positiva.

Também a água pode ser utilizada de várias maneiras para fins terapêuticos. A hidroterapia abrange várias técnicas, como a utilização de compressas locais, banhos quentes ou frios, duche, balneoterapia (com águas minerais e aplicação de lama) e terapia com turfa, uma substância que se crê ter propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas. De uma forma geral, os benefícios da hidroterapia estão associados à melhoria de doenças de pele, artrite, desintoxicação, insónia, dores crónicas, circulação venosa e linfática.

Quem pode beneficiar de tratamento naturopático?
Sendo uma terapêutica holística, a naturopatia procura abranger uma vasta área de patologias, desde anemias, artrite, alergias, dores menstruais, stresse, problemas de pele, diabetes, menopausa, problemas de origem psicológica, osteoporose, patologias do tubo digestivo, desintoxicação do cólon, má circulação.

Aos olhos da ciência
A relação entre a naturopatia e a medicina convencional está longe de ser pacífica. Se os benefícios de algumas terapias usadas pelos naturopatas estão bem documentados, nomeadamente o uso de suplementos alimentares, fitoterapia e hidroterapia, permanecem ainda algumas dúvidas sobre a validade científica da naturopatia. Alguns profissionais e associações médicas questionam a eficácia do método naturopático, argumentando que misturam indevidamente diferentes áreas sem fundamento científico.
Os vários estudos realizados têm contribuído ainda mais para alimentar a polémica. Por exemplo, em 2002, o estudo Homeopathic oscillococcinum for preventing and treating influenza revelou que o tratamento homeopático foi eficaz no tratamento do vírus influenza, contudo sem qualquer efeito preventivo.


Naturopatia em Portugal
Reconhecida como Terapêutica Não Convencional desde 2003, a naturopatia é uma das seis medicinas alternativas contempladas pela lei portuguesa. O Instituto de Medicina Tradicional lecciona cursos de Naturopatia, com a duração de quatro anos, mas que aguardam ainda regulamentação oficial. A profissão de naturopata– naturologista é reconhecida no nosso país e pode encontrar profissionais credenciados na Associação Portuguesa de Naturopatia.

Saiba mais
http://www.imt.pt/
http://www.naturophatic.org/
http://www.nccam.nih.org/

Cacau

Ler mais: Cacau Cacau

Chegou a ser vendido nas farmácias como produto medicinal e a rivalizar com as casas de chá de Inglaterra. Embora não seja aditivo, há quem admita ser “viciado” em chocolate. Nesse caso, vai gostar de saber que o preto garante mais cacau por menos açúcar.

O cacau chegou à Europa pela mão de Cristóvão Colombo. Foram os espanhóis os primeiros a beneficiar do seu valor comercial, e também os responsáveis pela disseminação das sementes nas ilhas do Caribe e no território Africano, onde actualmente é cultivado. Pouco a pouco, o consumo da bebida do cacau começou a propagar-se entre os círculos mais elegantes das cortes europeias, e em Inglaterra, as casas onde se servia esta bebida chegaram mesmo a rivalizar com as casas de chá. O cacau era ainda vendido nas farmácias como produto medicinal.

No século XIX, também os portugueses estiveram envolvidos na produção de cacau, nomeadamente através das suas vastas plantações nas colónias das ilhas São Tomé e Príncipe. Nessa época, Portugal foi um dos maiores produtores mundiais de cacau.
Em 1828, o químico holandês Van Houten, ao tentar obter uma bebida mais fina do que a original, descobriu que, utilizando o processo de prensagem, era possível eliminar 2/3 da gordura do cacau e reduzir a matéria a um pó – hoje conhecido como cacau em pó -, que, quando misturado com água ou leite, originava uma bebida mais leve e fina: o chocolate quente. Deste processo, resultava ainda uma gordura que solidificava à temperatura ambiente, mas que mantinha o cheiro e o sabor do cacau, a chamada pasta de cacau. Em 1847, uma empresa inglesa de nome Fry & Sons, misturou a pasta de cacau com açúcar produzindo aquela que viria a ser, provavelmente, a primeira barra de chocolate preto comercializada.

Pó e bebida: estimulante e diurético
Do ponto de vista terapêutico, o chocolate em pó, quando misturado com água ou leite quente, constitui uma bebida estimulante alternativa ao café, uma vez que estimula o sistema nervoso central e o coração de maneira análoga à da cafeína, embora de forma mais fraca. A bebida é ainda um alimento energético, útil em dietas de pessoas convalescentes, em caso de anginas e bronquites, no combate às nefrites, fraquezas orgânicas, esgotamento físico, e diurético no estímulo das funções urinárias. A manteiga de cacau é boa para curar fissuras nos lábios e nos bicos dos seios, e tratar pele ferida ou com bolhas. Na indústria farmacêutica, o cacau é utilizado como correctivo do cheiro e do sabor de determinadas fórmulas, e a manteiga na manufactura de drageias, supositórios e cosméticos.

Segundo publicações médicas recentes, a teobromina, um dos alcalóides encontrados no chocolate, pode diminuir ataques persistentes de tosse e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos. De facto, esta substância actua inibindo a actividade do nervo vago, localizado no crânio, que é responsável pela coordenação da musculatura envolvida nos ataques de tosse. Os cientistas acreditam que a teobromina é um terço mais eficaz que a droga codeína, a substância actualmente utilizada para tratar estes casos, e que causa menos efeitos secundários do que os tratamentos convencionais.

Chocolate afrodisíaco
Desde sempre se sugeriu que o chocolate tem propriedades afrodisíacas - os astecas pensavam que conferia vigor aos homens e desinibia as mulheres. De facto, o consumo do chocolate induz a uma sensação de prazer, que pode ser explicada pelas suas propriedades físicas. Investigadores ingleses acreditam que é a manteiga de cacau, constituinte maioritário do chocolate, e em especial o teor de estearatos desta, os responsáveis pela forma sólida do chocolate à temperatura ambiente, mas também pelo efeito “derrete-se na boca” do chocolate quando em contacto com a temperatura corporal. Existe ainda no chocolate um composto químico, chamado triptofano, que é um precursor bioquímico utilizado pelo cérebro para produzir serotonina - neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento e de contentamento. E também feniletilalanina, anti-depressivo natural e promotor de sentimentos de atracção e excitação. Contudo, como estes compostos existem em pequenas quantidades no chocolate, é ainda controverso o seu envolvimento na produção dos efeitos tipicamente associados a estas substâncias.

Chocolate preto: mais cacau por menos açúcar
Embora o chocolate não seja um alimento fisicamente aditivo, manteve inalterável, desde a altura dos astecas até aos dias de hoje, o seu poder de conquista. Deve, no entanto, ser consumido em moderação, como todos os alimentos ricos. Escolha preferencialmente o chocolate preto, pois tem um teor superior de cacau, e proporcionalmente menos açúcar e gordura que o chocolate de leite, e também mais flavonóides, compostos antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos, as células e os tecidos das lesões provocadas pelos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento prematuro do organismo).


A árvore do cacaueiro
O cacaueiro é uma árvore perene originária das florestas tropicais das Américas Central e do Sul, incluindo a Amazónia brasileira. Actualmente, é cultivado em larga escala nos países latinos do continente americano, nas ilhas do Caribe e em África.
A árvore do cacau pode atingir seis metros de altura, apresenta um tronco fino de casca escura, folhas alternas, lanceolado-oblongas, de margem inteira e lisas nas duas faces; as flores são pequenas amarelo-avermelhadas e os frutos, com cerca de 25 centímetros de comprimento, contêm mais de 50 sementes, envoltas numa polpa viscosa e esbranquiçada.


Quem inventou o chocolate?
A utilização do chocolate pelos humanos iniciou-se em 900 a.C., tendo sido os maias os primeiros a cultivar a árvore do cacau e a usar os seus frutos. Seguiram-se os astecas, para quem as sementes de cacau eram tão valiosas que foram empregues como moeda corrente. Este povo inventou o conceito de “chocolate”, pois criou uma bebida espessa e espumosa, designada “xocolatl” ou bebida amarga, prensando as sementes e misturando o resultado com mel e baunilha, em honra do seu imperador Montezuma. Esta bebida considerada sagrada era apenas servida em rituais e cerimónias especiais. O nome científico da planta, Theobroma cacao, atribuído pelo naturalista Lineu, constitui uma homenagem à designação asteca do cacau, significando literalmente “cacau o alimento dos Deuses”.

Propólis

Ler mais: Propólis Propólis

Tido como um dos antibióticos mais potentes da natureza, a propólis tem o selo de qualidade dos mesmos produtores do mel e da cera. Proteja o seu sistema imunitário com a ajuda deste escudo natural.

Pro – antes, e Polis – cidade. O termo propolis tem origem na Grécia antiga, onde significava “defesa da cidade”. A cidade, neste caso, será a colmeia onde vivem as abelhas. A própolis desempenha um papel importantíssimo na defesa da colmeia contra a invasão e proliferação de microorganismos (fungos, bactérias, vírus). Poderá dizer-se que a própolis funciona como que um “sistema imunitário” da colmeia.

Esta capacidade desinfectante e protectora da propolis despertou um interesse, no homem, relativo à sua utilização. Os gregos reconheceram-lhe propriedades curativas e cicatrizantes, e utilizavam-na em feridas e determinadas doenças. Hipócrates, o pai da medicina moderna, prescrevia a própolis para tratar ferimentos e úlceras, quer a nível externo como interno. Os egípcios, que sempre consideraram a abelha como um animal sagrado, símbolo de coragem e o valor, também usaram a própolis para tratar inúmeras doenças. A própria mitologia romana refere esta substância.
O interesse dos europeus pela própolis surge com John Gerard na sua famosa “História das plantas”, de 1579, onde a própolis vem referida como uma substância com potencial efeito eficaz no alívio e cura de muitos problemas de saúde.
Com o desenvolvimento da medicina moderna, a própolis, assim como outros produtos de origem natural, caiu no esquecimento. Foi nos últimos 20 a 30 anos, particulamente na Europa oriental, que se começou novamente a utilizar a própolis pelas suas propriedades curativas, de forma a poder estudar e avaliar de uma forma mais objectiva e científica o seu potencial terapêutico.

O que é a própolis?
Trata-se de um conjunto de substâncias recolhidas na natureza pelas abelhas, que depois é trabalhado pelas suas glândulas salivares, resultando uma massa final de aspecto peganhento e colante. As abelhas revestem a colmeia com esta gomo-resina vegetal, criando o ambiente mais estéril conhecido na natureza. Envernizando os favos, da parede ao tecto, a propólis impede a proliferação de micróbios e vírus, e ainda serve para embalsamar inimigos que invadam o colmeia. A composição da própolis engloba 50% de resina recolhida das árvores e plantas, 30% de ceras, 10% de óleos essenciais e 5% de pólen. Além destes ingredientes, a própolis possui ainda uma enorme variedade de aminoácidos, vitaminas, minerais e bioflavonóides, sendo estes últimos apontados como um dos ingredientes mais activos no processo de regeneração.

Aplicações terapêuticas
Antibiótico natural sem efeitos secundários, é assim que muitas vezes a própolis é designada. Investigações recentes do Instituto Nacional do Coração e do Pulmão de Londres demonstraram que a própolis tem a capacidade de destruir algumas bactérias que se revelaram resistentes a alguns dos antibióticos modernos sintéticos.
Nos últimos 20 anos inúmeros estudos e pesquisas científicas têm sido conduzidas a propósito da substância, não só na America como também na Europa, onde o uso desta substância é muito comum. Entre outras aplicações, a própolis tem sido usada em problemas circulatórios. Os chineses crêm que esta substância pode ser muito benéfica em situações de hipertensão, arteriosclerose e doenças coronárias. Nos problemas gastrointestinais, cientistas e médicos russos demonstraram que a própolis pode ajudar a prevenir úlceras e abcessos, assim como acelerar o processo de cicatrização de algumas doenças do foro gástrico. A própolis é também muito usada em problemas de pele. Algumas investigações americanas, polacas e russas demonstraram que a acne, alergias, herpes e outros problemas dermatológicos respondem bem à terapia com própolis. Além destas aplicações, à própolis é ainda atribuída a capacidade de ajudar a aliviar alguns problemas femininos, como sejam períodos menstruais dolorosos assim como infecções vaginais.

Da colmeia para o mercado
A propólis pode ser tomada como suplemento alimentar, sendo útil como agente preventivo de constipações, tosse, gripes e outro tipo de viroses. Em tintura, também revelou ser realmente efectiva para proteger as vias respiratórias. Em produtos de cosmética, sejam cremes, batons, ou pastas dentífricas, apresenta uma acção protectora e regeneradora da pele e mucosas externas.
Não precisamos de defender a nossa cidade, mas é realmente importante defender o corpo e a saúde. A própolis pode ser uma boa opção.

Aloe Vera

Ler mais: Aloe Vera Aloe Vera

Hidratante, cicatrizante, emoliente e laxante. O aloe tem dois produtos principais: o gel, resultante da expressão da folha carnuda do aloe vera; e o aloés, que é obtido do suco desidratado da folha do aloe vera.

Aloe barbadensis Miller

Nome Comum: Aloe
Outros Nomes: Aloe vera, Erva-babosa, Babosa, Aloe barbadense
Sinónimos: Aloe elongata Murr., Aloe lumilis Blanco, Aloe indica Royle, Aloe littoralis Koen, Aloe perfoliata vera L., Aloe vera L. Var. officinalis Baker, Aloe vulgaris Lamarck, Aloe vera Tourn. ex L., Aloe vera (L.) Webb. (non Miller)


O aloe é uma planta nativa do Este e Sudeste de África. Pertencente à família das Liliáceas, o aloe cresce espontaneamente nos trópicos e é cultivado um pouco por todo o mundo, principalmente na Índia ocidental e na zona costeira da Venezuela.

Acerca do uso medicinal do aloe vera, temos, antes de mais, que fazer uma distinção importante sobre as aplicações desta planta. Assim, temos dois produtos principais do aloe: o gel, resultante da expressão da folha carnuda do aloe vera; e o aloés, que é obtido do suco desidratado da folha do aloe vera. De acordo com estes dois produtos, assim temos também aplicações, contra-indicações e recomendações diferentes.

O gel de aloe é rico em água e polissacáridos, como os glucomananos, galactoglucomananos e mananos acetilados. Estes componentes tornam este gel um bom hidratante, emoliente (acalma e diminui a dor e a inflamação) e cicatrizante. Devido à sua acção anti-inflamatória, imunomodeladora e até anti-viral, este gel é ideal para ser aplicado em feridas, queimaduras e até em eczemas e na psoríase.

Além destas propriedades cosméticas e terapêuticas, o gel de aloe vera também é utilizado para preparar uma bebida, à qual a medicina popular atribui propriedades benéficas no tratamento de gastrites, úlceras gastroduodenais e até do cancro.
Os preparados à base de gel de aloe vera devem conter entre 10-70% de gel fresco. Não devem ser utilizados sobre cesarianas nem após laparoscopias, uma vez que, em alguns estudos, demonstraram ter um efeito retardador do processo de cicatrização destas feridas.

Em relação ao aloés, são essencialmente as propriedades laxativas, aquelas que ressaltam da sua aplicação na medicina. O seu elevado conteúdo em compostos antracénicos leva este suco a possuir uma acção estimuladora da secreção da mucosa intestinal e um aumento do peristaltismo intestinal. É a conversão dos compostos hidroxiantracénicos em aloe-emodina-antrona (substância activa) que permite ao aloés ter uma acção laxativa. Segundo a ESCOP (European Scientific Cooperative on Phytotherapy) e a CE (Comissão Europeia), o aloés está indicado nos casos em que é necessário ocorrer uma evacuação fácil com fezes moles. O tratamento deverá ser, contudo, de curta duração e torna-se, particularmente, útil nos casos em que existem fissuras anais, e após intervenções cirúrgicas na zona anorectal.

Contra-indicações e Recomendações
No que respeita a contra-indicações sobre a utilização do aloés, há a salientar que este não deverá ser utilizado nos casos em que existe obstrução intestinal, doenças inflamatórias intestinais (como doença de Crohn, colite ulcerativa), apendicite, dor abdominal de origem desconhecida, hemorróidas, problemas renais, menstruação e em crianças com menos de 12 anos de idade. É ainda conveniente que a sua utilização não se faça por mais de 8 a 10 dias seguidos, sem consulta médica. Devido à perda de electrólitos, em particular de potássio, o aloés não deve ser usado em conjunto com medicamentos para o coração, diuréticos e corticosteróides. Existem ainda referências que a sua utilização também não deverá ser feita em simultâneo com o alcaçuz (também denominada raiz doce). O aloés não deve ser igualmente utilizado na gravidez e na amamentação.

Quanto às formas galénicas e às doses recomendadas, o aloés pode ser usado sob forma de pó, extracto aquoso e extracto hidroalcoólico, em formas sólidas e líquidas. A forma farmacêutica deve permitir doses inferiores às recomendadas. E a dose individual correcta deverá ser a dose mínima para obter uma defecação cómoda. A ESCOP recomenda que deverão ser preparados com 10-30mg de derivados hidroxiantracénicos, administrados uma vez por dia e à noite.

Apesar do aloe vera ser uma planta com muitas aplicações medicinais, é sempre conveniente não esquecer que o conselho do seu médico, além de fundamental, é, em muitos casos, absolutamente indispensável.

Café Verde

Ler mais: Café Verde Café Verde

É só a bebida sem álcool mais consumida em todo o mundo e percebe-se porquê: estimulante, diurético e antioxidante, o café pode também estimular a termogénese e a oxidação da gordura.

O café é um arbusto lenhoso originário da Abissínia, região a norte da actual Etiópia, amplamente cultivado em vários países tropicais como o Brasil, a Colômbia e o Vietname, devido à sua importância económica. A planta, que atinge os 3,5 metros de altura, é composta por um caule erecto e delgado, folhas verde-escuras, perenes e oposto-lanceoladas, pequenas flores estreladas de cor branca, e frutos sob a forma de bagas vermelhas contendo cada um duas sementes, os grãos que depois de torrados e moídos, utilizamos para a preparação do café.

Tradicionalmente, as sementes de café sempre foram mastigadas, devido às suas propriedades estimulantes, pelos povos do Médio Oriente. Esta utilização encontra-se até referenciada em obras religiosas como o Corão e a Bíblia. A bebida do café surgiu, segundo a lenda, quando alguns monges, associando os sintomas de insónia à ingestão de sementes do cafeeiro, resolveram preparar uma infusão com os grãos macerados, obtendo assim uma bebida deliciosamente aromática e capaz de afastar o sono e estimular a mente.

No século XV, o arbusto do café foi introduzido na Arábia, onde enormes plantações abasteceram durante muito tempo todo o mercado mundial. Posteriormente, os alemães monopolizaram o comércio do café, introduzindo e cultivando as plantas nas suas colónias de Batavia, Ceilão e Java. Nos anos seguintes, o café tornou-se conhecido na Europa, e países como Inglaterra e França passaram a cultivá-lo nas suas colónias.
Actualmente, mais de metade do café que consumimos provém da propagação de uma única planta, cujas sementes foram introduzidas na América do Sul pela mão dos navegadores ibéricos.

O café é, hoje em dia, a bebida sem álcool mais consumida e apreciada no mundo. Por exemplo, na Turquia, país onde as mulheres não gozam dos mesmos direitos que os homens, o seu consumo é de tal forma importante que chegou a ser motivo legal de divórcio: as mulheres podiam pedir o divórcio caso o marido não fosse capaz de prover o fornecimento de café.

Combate o sono e o excesso de gordura

A semente de Coffea arabica é a parte mais utilizada da planta. O grão de café não torrado, ou café verde, possui, entre outros constituintes, 0,06-0,32 por cento de cafeína (estimulante forte), teobromina e teofilina (relaxante da musculatura lisa), taninos e flavonóides (antioxidantes), e 5 a 10 por cento de ácido clorogénico. Sendo a cafeína o único composto que permanece estável durante o processo de torrefacção.

De relevante importância terapêutica são a cafeína e o ácido clorogénico. A primeira substância actua, inibindo os efeitos da adenosina, neurotransmissor responsável pela indução do sono, e estimulando a atenção. A cafeína é ainda eficaz a estimular um processo chamado termogénese (gasto energético de calorias durante e logo após o processo de alimentação, e que pode corresponder a 15 por cento dos gastos calóricos diários) bem como a promover a oxidação de gorduras corporais, facilitando a sua eliminação.

O ácido clorogénico, por sua vez, em maior percentagem no café verde que no grão torrado, influencia o estado de humor das pessoas, impedindo sentimentos apáticos e de depressão, e contribuindo, consequentemente, para evitar a utilização de álcool e de algumas drogas. Tem ainda a capacidade de reduzir a absorção dos hidratos de carbono consumidos pelo organismo, minimizando a sua acumulação nos tecidos sob a forma de gordura, e actuando positivamente sobre os níveis da glicose no sangue.

Estas duas substâncias são assim frequentemente utilizadas como ingredientes em muitas fórmulas que visam a produção de energia e o emagrecimento corporal.

Dosagens e contra-indicações

Apesar de não ser considerado uma planta medicinal, o cafeeiro é eficiente, enquanto estimulador do sistema nervoso central, melhorando temporariamente a performance física e o trabalho mental, nomeadamente no que respeita às capacidades de atenção, concentração e memorização. Coffea arabica estimula os batimentos cardíacos, a produção de sucos digestivos, sendo também um bom diurético e antioxidante. Por vezes, é utilizado para combater dores de cabeça e enxaquecas. A cafeína é mesmo um dos ingredientes-chave nestas fórmulas analgésicas.

Segundo os herbalistas, o café funciona, a curto prazo, como um bom estimulante, contudo, o seu uso prolongado poderá estar associado ao enfraquecer da vitalidade. Na verdade, pessoas mais sensíveis à cafeína experimentam sintomas de tensão, ansiedade e temores logo após a ingestão da substância, e doses exageradas provocam habituação, prejudicam o estômago, causam insónia e tensão arterial elevada, podendo ainda aumentar a eliminação de cálcio na urina. É, portanto, contra-indicado a pessoas que sofram de tensão arterial elevada, com tendência para o nervosismo, hipertiroidismo, gastrite crónica, úlceras gastroduodenais, problemas hepáticos e reumáticos. Também é desaconselhado a crianças, principalmente no caso de sofrerem de hiperactividade.

Para além da bebida que vulgarmente conhecemos como café, as outras formas de uso desta planta, no que respeita à fitoterapia, incluem a decocção de café verde (5-7 g por litro de água: 2 chávenas por dia), o xarope e a tintura (diluição de 1:5), ambos de aplicação tópica. A ingestão de cafeína diária não deve ser superior a 400 mg.

Texto: Pedro Lôbo do Vale (médico)

Hortelã-Pimenta

Ler mais: Hortelã-Pimenta Hortelã-Pimenta

A infusão de hortelã é a bebida refrescante mais popular no Norte de África: faz parte do ritual de hospitalidade e da vida diária dos mauritanos que consomem, pelo menos, três copos por dia.

Mentha piperita L.
Nome Comum: hortelã-pimenta
Outros Nomes: hortelã, hortelã das cozinha, menta inglesa, hortelã de cheiro, hortelã de folha miúda, hortelã de tempero, hortelã comum, hortelã cultivada, hortelã da horta, menthe anglaise, menthe oivrée, menta piperita, peppermint.
Sinónimos: desconhecidos


A hortelã-pimenta é uma planta perene, originária da Índia e dos países asiáticos, que parece ter sido introduzida na Europa, pelo norte de África, onde se tornou famosa pelas suas propriedades aromáticas. Actualmente, é cultivada em todo o mundo, e o seu óleo essencial é utilizado industrialmente na perfumaria, farmácia e na fabricação de bebidas e doces. A infusão de hortelã é ainda a bebida refrescante mais popular no Norte de África; faz parte do ritual de hospitalidade e da vida diária dos mauritanos que consomem, pelo menos, três copos por dia.

Erva medicinal e culinária
Símbolo de hospitalidade e sabedoria, a hortelã tem sido tradicionalmente usada como uma erva medicinal e culinária. Os gregos e os egípcios utilizavam-na como estimulante e tónico nervoso. O próprio imperador Carlos Magno decretou a hortelã como uma planta a proteger, numa atitude de pioneirismo ecológico. A medicina ayurvédica indiana utiliza-a para tratar feridas bucais, náuseas, promover a digestão e aliviar infecções respiratórias. Nós por cá, utilizamos tradicionalmente a infusão para acalmar distúrbios estomacais e ajudar a digestão de refeições pesadas. A hortelã fresca é usada para aromatizar receitas culinárias, aplicação que provavelmente adquirimos da cultura árabe.
O princípio activo da planta é o seu óleo volátil, constituído por mentol (35-55 por cento), metanona (15-30 por cento) e acetato metílico (3-10 por cento). O óleo actua, estimulando a secreção de sucos digestivos e da bílis, diminuindo a formação de gases e a flatulência, bem como a ocorrência de diarreias. Como relaxa os músculos da parede intestinal e atenua as contracções do aparelho digestivo pode aliviar os sintomas do síndroma do cólon irritável. Estimula ainda a produção de saliva, favorece o apetite, elimina o mau hálito e reduz as náuseas.

Óleo de hortelã: analgésico e para constipações
O mentol presente no óleo possui um ligeiro efeito anti-séptico, e, por isso, inalações dos vapores do óleo de menta são eficazes contra as constipações, inflamações da laringe e a bronquite. Externamente, o óleo excita os nervos sensoriais, diminuindo a sensação de dor e actuando como analgésico ligeiro. Primeiro, os receptores epidérmicos para o frio são activados, produzindo uma sensação refrescante, seguidamente o óleo provoca o espessamento dos vasos capilares junto à superfície epidérmica, e que, por sua vez, origina calor, aliviando assim as dores musculares e articulares. Pode ser aplicado topicamente sobre picadas de insectos pois diminui a comichão nas têmporas, alivia dores de cabeça e enxaquecas relacionadas com problemas digestivos; algumas gotas sobre a língua combatem o mau hálito, e bochechos com água aromatizada permitem aliviar dores nos dentes e nas gengivas.

Como tomar hortelã-pimenta
A hortelã-pimenta é comercializada seca, sob a forma de chá, óleo essencial, e em cápsulas com revestimento gastrorresistente.
Assim, para acalmar a síndrome do cólon irritável e os enjoos, deve tomar uma ou duas cápsulas, duas a três vezes ao dia, entre as refeições. Para acalmar o estômago e os sintomas da flatulência, prepare uma infusão utilizando uma colher de sobremesa de folhas secas por cada chávena de água a ferver, tape e deixe repousar por dez minutos, filtre e beba três chávenas por dia, após as refeições.
Para alívio de dores musculares ou articulares, dissolva quatro a cinco gotas do óleo essencial em quatro colheres de um óleo de base neutro (óleo de jojoba, amêndoas doces ou outro) e aplique sobre as áreas doridas até quatro vezes por dia.

Sem contra-indicações
Nas doses recomendadas, e para os casos citados a hortelã-pimenta não tem, em geral, efeitos secundários, mesmo em uso prolongado. No caso do óleo, este não deve ser aplicado sobre a pele danificada, uma vez que pode ter um efeito irritante, nem na pele de bebés ou de crianças pequenas.


Uma ninfa chamada Menthe
O nome da erva está relacionado com a mitologia grega. Reza a lenda que uma ninfa chamada Menthe, filha do deus do rio, Cocyte, seria amada por Plutão, deus do inferno, e que a mulher deste, Persófone, num acesso de ira transformou Menthe numa planta rasteira, cujo destino era crescer na entrada de cavernas rochosas. Assim, o nome botânico da hortelã provém de Menthe, claramente um atributo à ninfa, e uma alusão ao local de crescimento da planta.


Como cresce a planta
Mentha piperita é, na realidade, uma espécie híbrida, resultante do cruzamento espontâneo entre duas outras espécies de menta, a hortelã-verde, Mentha viridis (L.) e a hortelã aquática, M. aquatica L., que cresce entre os 30 e os 60 centímetros. Esta variedade possui uma rede extensa de rizomas subterrâneos que originam numerosos caules, com folhas lanceoladas, opostas e dentadas, pilosas na face interna, e flores liláses dispostas em espigas terminais. Os frutos são tetraquénios que raramente se formam, uma vez que a planta se propaga vegetativamente através da fractura dos seus rizomas subterrâneos. A planta cresce preferencialmente em solos fofos, húmidos, bem drenados, ricos e de preferência arenosos, em locais com alguma iluminação.

domingo, 22 de junho de 2008

Vitamina D atrasa envelhecimento

Ler mais: Vitamina D atrasa envelhecimento

Estudo defende que a vitamina tem um efeito retardador do envelhecimento e protege de doenças relacionadas com a idade.
Investigadores britânicos descobriram que as mulheres com menores níveis de vitamina D revelam mais sinais de envelhecimento. A conclusão, publicada na revista American Journal of Clinical Nutrition, sugere que esta vitamina pode ajudar a retardar o envelhecimento e a proteger de doenças directamente relacionadas com a idade, como as cardiovasculares ou o cancro.

Brent Richards, um dos co-autores do estudo, diz mesmo que “estes resultados demonstram pela primeira vez que as pessoas com níveis elevados de vitamina D envelhecem mais lentamente que as que têm índices menores”. Já Tim Spector acresecenta que, “embora pareça absurdo, a mesma luz do Sol que aumenta o perigo de cancro da pele, pode ter também um efeito benéfico no processo de envelhecimento em geral”.

De qualquer forma, os cientistas do King´s College de Londres lembram que terão de ser feitos novos estudos que confirmem estas conclusões, que neste trabalho assentaram na medição dos telómeros, estruturas responsáveis pela estabilidade dos cromossomas.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Mito ou verdade: comer fruta à noite engorda?

Menos calóricas, as frutas sempre foram uma das opções preferidas quando perder uns quilinhos se torna um assunto de urgência. Acontece que a "troca" de uma refeição equilibrada por uma deliciosa maçã, por exemplo, pode ser um tiro pela culatra.Assim como qualquer outro alimento, cada fruta possui uma quantidade certa de calorias e se consumida em exagero pode também engordar, independente do horário. "No período da noite, enquanto dormimos, o gasto calórico diminui", comenta a nutricionista Samantha Rhein. Essa diminuição, devido ao estado basal do organismo, é a vilã de quem adora comer pouco tempo antes de se deitar para dormir.

Isso significa que se você trocar aquele lanche natural de todas as noites por algumas fatias de abacaxi esperando emagrecer, você pode estar trocando seis por meia dúzia. "Não se pode dizer que frutas não engordam. O que vale é a quantidade que se come e seu valor calórico", explica a nutricionista Débora Rocha.

Comer fatias e fatias de melão poucas horas antes de dormir, por exemplo, pode ter o mesmo efeito do que a ingestão de um alimento de outro grupo qualquer - como pães e bolos. Mesmo sendo uma fruta com pouca taxa calórica (130g tem, aproximadamente, 30 calorias), se consumida em excesso ela pode engordar tanto quanto uma porção de doces.

Mas a ingestão de frutas deve ser algo rotineiro no cardápio de qualquer pessoa. Além de serem fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, elas ainda possuem pouca gordura, são de fácil digestão e proporcionam sensação de saciedade. "A fruta possui grande quantidade de fibra. Quando se faz o suco dessa fruta, no entando, a capacidade saciadora se perde, porque o suco não possui a quantidade de fibras da fruta in natura", comenta Samantha.

Segundo Fernanda Pisciolaro, nutricionista da Faculdade de Medicina de São Paulo, o ideal é que se coma de três a cinco porções de frutas por dia. "Não há problema em consumir a fruta à noite. Só deve se atentar para que essa fruta não seja consumida muito próxima da hora de dormir. Procure que seja, no mínimo, duas horas antes de deitar", finaliza.

Frutas com baixo valor calórico:
- Maçã
- Pêra
- Abacaxi
- Limão
- Caju
- Kiwi

Frutas com valor calórico mais elevado:
- Banana nanica
- Laranja
- Abacate
- Coco
- Açaí
- Jaca

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Explore as frutas e todas as suas variações


Sucos, geléias e até sorvetes formam um time de peso na hora de fornecer nutrientes

Atender a recomendação diária de frutas nem sempre é tarefa prática. Elas precisam estar presentes no cardápio todos os dias, representadas por três a cinco porções. Atingir este consumo é fundamental para que o organismo obtenha fibras, água, vitaminas e minerais suficientes para manter as suas funções diárias , ressalta a nutricionista funcional Patrícia Davidson. A especialista da clínica que leva seu nome afirma que a variedade também é importante. Cada fruta se destaca por um tipo de vitamina ou mineral, e tem variações na quantidade de água .

terça-feira, 10 de junho de 2008

Aposte em sucos poderosos

Suco anti-celulite

Ingredientes

- 1 colher de sobremesa de salsa
- 1 pires de chá de couve manteiga crua
- 1 fatia média de abacaxi
- 350 ml de água de coco
- 3 folhas de hortelã
- ½ limão para suco

Modo de preparo
No dia anterior ao preparo do suco, coloque a água de coco em forminhas para gelo e leve ao congelador. Para preparar o suco, bata bem no liquidificador a água de coco, a couve e a salsinha. Acrescente o abacaxi, gotas de suco de limão e hortelã. Bata até ficar bem homogêneo. Adoce, caso seja necessário. Se preferir, substitua o abacaxi por melão.

Patrícia explica que a mistura de antioxidantes e verduras é potente para reduzir a inflamação típica da celulite. De acordo com ela, as verduras garantem maior desintoxicação, o limão contém vitamina C e limoneno, ambos com atividade antiinflamatória, garantindo uma pele mais lisa. O potássio da água de coco evita a retenção de líquido, outra característica do processo inflamatório. A receita ainda colabora na recuperação das células e dá mais viço a ela, melhorando o aspecto de casca de laranja.

Metabolismo acelerado

Ingredientes
- 1 colher de sopa de mate solúvel
- 1 copo de 200 ml de água
- ½ maçã sem semente
- ½ mamão papaia
- 1 banana prata
- ½ copo de 100 ml de leite de soja
- Gelo a gosto

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.

Por ser um suco protéico, a bebida é energética e estimulante, garantindo que o metabolismo funcione a todo vapor. Segundo a nutricionista funcional Patrícia Davidson, a presença do mate na receita faz o suco interessante para as manhãs, já que garante mais disposição para o dia. A especialista aconselha a preferir o mate solúvel em vez do industrializado apresentado em copinhos, pois o primeiro é isento de aditivos químicos. Os aditivos, quando consumidos com regularidade, influenciam no metabolismo, tornando-o mais lento.

Desintoxicante

Ingredientes
- 1 copo de 300 ml de abacaxi em cubos
- 1 colher de sopa de raspas de casca de limão
- ½ colher de sobremesa de gengibre fresco ralado

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

Os componentes do abacaxi, como vitaminas do complexo B, ácido pantotênico e vitamina A, fazem a fruta ser energética. Além disso, o abacaxi tem efeito antiinflamatório, diurético e digestivo, graças a uma substância encontrada em seu miolo, a bromelina. Já a casca do limão e o gengibre contêm substâncias antioxidantes, tendo funções antiinflamatórias. Quanto maior for a expulsão de toxinas do organismo, mais disposição física você vai notar. Outros benefícios percebidos são pele mais firme e intestino funcionando em ordem.

Suco para pele dourada e hidratada

Ingredientes
- ¼ de uma cenoura média crua
- ¼ de um mamão papaia médio
- ½ limão médio para suco
- 1 colher de sobremesa de semente de linhaça dourada
- 1 colher de sobremesa de gérmen de trigo
- 1 colher de sobremesa de farelo de semente de linhaça dourada
- Água

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes e sirva.

O mamão papaia e a cenoura se destacam por serem ricos em vitamina A, nutriente capaz de recuperar e regenerar o tecido celular. Fundamental também para a saúde dos cabelos e unhas. Além disso, a receita contém grandes quantidades de vitamina C e flavonóides, que entram em ação contra os radicais livres, protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol e prevenindo contra o envelhecimento precoce. Já o gérmen de trigo contém quantidade suficiente de vitamina E. Juntamente com o ômega-3 fornecido pela linhaça dourada, o ingrediente garante a hidratação da pele e também preveni o envelhecimento das células.

domingo, 8 de junho de 2008

Banhos de Ervas


Antes de uma festa, depois de uma prova na escola, de um trabalho difícil, de um dia estafante e estressante, um banho de imersão é sempre relaxante. principalmente se souber usar as propriedades terapêuticas de ervas e flores, que são encontradas em farmácias ou lojas de produtos naturais e em casas de ervas.

Basta fazer uma infusão com 3 colheres de sopa de erva ou da flor escolhida em dois copos de água. leve a água para ferver, ao levantar fervura acresce a erva ou flor. apague o fogo, descanse abafado por 10 minutos, coe e junte a água do banho.

As flores passaram a participar da composição de cosméticos graças a sua ação hidratante, amaciante, calmante e nutritiva. assim, estão presentes em sabonetes, shampoos, espumas e cremes e são produzidos com óleos retirados das sementes ou das pétalas das flores.

Conheça os efeitos de algumas num momento mágico de relaxamento e reposição das energias.

Alecrim - tem as mesmas propriedades da camomila, dá vida nova ao corpo cansado depois de um dia de trabalho.

Alfazema - já era utilizada pelos romanos em banhos e massagens. relaxante e suavemente perfumada, a alfazema tem propriedades anti-sépticas, ideais para peles com acne. pode acrescentar ao banho algumas gotas de óleo de amêndoas doces. É um excelente hidratante.

Camomila -é usada há mais de 4 mil anos na cosmética, para clarear a pele e o cabelo. agradavelmente calmante, ajuda a fazer uma limpeza completa da pele. É utilizada depois das depilações, para combater a vermelhidão da pele. um saquinho de flores de camomila no banho quente diminui o cansaço e o inchaço das pernas. humedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos, que ficarão claros e brilhantes.

Folhas de eucalipto - tem poder energizante, ou seja, dá uma disposição invejável. experimente fazer um chá com as folhas de eucalipto, coá-lo e despejá-lo no banho de imersão

Hamamélis - devido ás suas características adstringentes, é usada em produtos destinados àlimpeza da pele e também para combater a oleosidade dos cabelos. tem ação anti-inflamatória e bactericida.

Flor de laranjeira - dá uma deliciosa sensação de frescor e de descanso. tem ação tonificante, ideal para peles e cabelos ressecados. a flor de laranjeira é adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.

Hortelã - tonifica os músculos e renova as energias. amacia a pele e tem um efeito desodorizante.

Jasmim - age como calmante em peles secas e sensíveis. um banho com produtos á base de jasmim ajuda a relaxar.

Melissa - proporciona um banho relaxante e perfumado. antes de dormir, um banho com melissa garante um sono tranquilo.

Orquídea - seu óleo é usado para amaciar e hidratar a pele.

Rosa - rica em vitamina c, é anti-sptica, tonificante, adstringente e amaciante. a água de rosas é usada para lavar cabelos oleosos.

Sal grosso - altamente relaxante, pode ser acrescentado ao banho de imersão, que deve ser morno.

Sílva - erva de efeito anti-inflamatório, ajuda a combater cravos e espinhas. É especialmente recomendada para quem tem pele oleosa.

Loção para após o banho - misture em partes iguais, extrato de hamamélis e água mineral sem gás e guarde me um vidro esterilisado e bem fechado. use diariamente após o banho, para amaciar a pele.

Banho para repor as energias - façaa um chá com 200 gramas de flores de alfazema em 3 litros de água.

Ferva a água, acrescente a erva e deixe ferver por 3 minutos. desligue o fogo, tampe durante 10 minutos, coe e adicione a água da banheira. fique uns 10 minutos "de molho", depois disso você estará cheia de energia e disposição.

Banho para relaxar - depois de um dia extremamente cansativo ou antes de ira para cama, para ter um sono mais reparador: coloque 15 a 20 gotas de óleo de essência de flor de laranjeira numa banheira com água quente, "fique de molho" por uns 10 minutos.

* quem não tiver banheira, poderá fazer uso destes banhos, preparando-os antecipadamente, colocando-os num recipiente. após o banho de chuveiro, se enxágue com um destes banhos. se enrole numa tolha e deixe-se secar naturalmente.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Mais agrião, menos câncer

Pelo menos é o que diz o resultado de uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte.

O estudo foi feito com 80 homens e mulheres, alguns deles fumantes, que consumiram 85 gramas de agrião diariamente durante dois meses.

O trabalho identifica uma propriedade deste alimento em diminuir o DNA de glóbulos brancos, considerado como um importante fator que pode gerar o desenvolvimento do câncer.

O agrião poderia elevar os níveis de antioxidantes no sangue, o que auxiliariam a combater os elementos prejudiciais ao equilíbrio celular.

Dê cabo das rugas

Saiba o que deve fazer em qualquer idade para as combater eficazmente

Você é, em grande parte, responsável pelas rugas que tem (ou vai ter). Se usar os cremes certos, na altura certa, conseguirá travar com maior sucesso o avanço das marcas da idade.

Conhece a expressão "cada um tem o que merece"? Pois bem, no que diz respeito à juventude da pele é precisamente isso que se passa: quanto melhor cuidar dela, maior a probabilidade de a manter jovem e saudável.

E quanto mais cedo iniciar uma rotina de cuidados diários, melhor ainda, porque a maior parte dos cosméticos são mais eficazes quando utilizados numa perspectiva preventiva (e não curativa).

AOS 20 ANOS

Diagnóstico: Até ao final desta década, o processo de renovação celular é rápido e eficaz. A elastina e o colagénio, fibras que ajudam a sustentar a pele, são produzidas em grande quantidade, garantindo-lhe firmeza e elasticidade.

O que fazer: Preserve o seu capital de juventude, limpando e hidratando a pele todos os dias (de manhã e à noite) com produtos adaptados ao seu tipo de pele.

Faça esfoliação uma vez por semana para eliminar as células mortas. Na zona do contorno dos olhos utilize fórmulas descongestionantes para prevenir papos e olheiras. A partir dos 28, pode começar a usar cosméticos anti-idade ou anti-rugas.

AOS 30 ANOS

Diagnóstico: O processo de regeneração da pele abranda, e as fibras que dão sustentação à pele começam a ser produzidas em menor quantidade. Os primeiros sinais de envelhecimento instalam-se progressivamente, começando pelo contorno ocular, pescoço e decote.

O que fazer: Limpeza, hidratação e protecção continuam a ser os gestos de beleza essenciais, mas agora com produtos de acção anti-idade.

Adicione à sua rotina um sérum, máscaras semanais (de hidratação, luminosidade, anti-stress... consoante a necessidade da sua pele) e comece a usar fórmulas reforçadas no contorno ocular, pescoço e decote, em particular à noite, para optimizar a renovação celular.

AOS 40 ANOS

Diagnóstico: O envelhecimento do rosto é mais notório: as rugas tornam-se mais vincadas e a pele denota maior secura e alguma flacidez. É também nesta idade que começam a surgir irregularidades na pigmentação da pele (manchas).

O que fazer: Mantenha a rotina iniciada na década anterior, usando produtos de acção mais profunda e regeneradora. Invista em fórmulas de correcção direccionada, como as canetas anti-rugas, para corrigir as rugas mais vincadas.

A PARTIR DOS 50 ANOS

Diagnóstico: A diminuição do nível estrogénios (menopausa) e a desorganização cada vez mais profunda da hipoderme (camada mais profunda da pele) provocam uma perda de harmonia dos volumes do rosto (as têmporas ficam mais fundas e as maçãs menos redondas) e acentuam a perda de firmeza.

O que fazer: Utilize apenas produtos indicados para pele madura, pois actuam não só sobre as rugas como ao nível da redensificação da pele. Privilegie o uso de fórmulas com acção lifting.

PROTECÇÃO SOLAR

Um cuidado transversal a todas as idades

80% do envelhecimento da pele é resultado das agressões externas, em particular a exposição ao sol. Por isso, se o seu creme de dia não incluir um filtro solar, deve aplicar (sempre!) um protector, de factor não inferior a 15, antes de sair de casa. 365 dias por ano, sem excepção.

domingo, 1 de junho de 2008

A sua saúde...

OTO: SHUTTERSTOCKO segredo está em não ignorar qualquer tipo de alteração estranha e desconhecida, seja no plano físico, mental, espiritual ou emocional — os quatro pilares essenciais para sermos saudáveis. Nosso organismo está em equilíbrio quando esses factores andam de mãos dadas, portanto fique atenta a sintomas como dor, cãibra, inchaço, fome exagerada ou nula, falta de concentração, insónia, tristeza e apatia. E lembre-se: “Dar e receber afecto é tão vital quanto comer e beber.

As pessoas não podem abrir mão de carinho, de propor uma boa conversa quando algo não vai bem com alguém, de curtir as amizades sinceras ou mesmo de viver um amor intenso e verdadeiro. Isso tudo torna a mente sadia e o coração tranqüilo”. O bem-estar é outro ponto fundamental. Deixe para cumprir protocolos naquelas situações inevitáveis, como trabalho e encontros formais, caso contrário, faça o que estiver a fim, não contrarie seus desejos e sentimentos. Se sentir vontade, dance; se tiver necessidade, descanse. “Dormir é um bálsamo, um bom sono faz maravilhas”.

sábado, 31 de maio de 2008

Resposta ao Inquerito "Rapar os pêlos..."

Raspar os pêlos faz com que eles fiquem mais grossos ou cresçam mais?


Mentira:

Nada que se faça com a haste do pelo muda a sua característica. A impressão de que o pêlo ficou mais grosso deve-se ao fato de que ele foi cortado no meio da haste, onde é mais grosso que na ponta do fio. Se fosse assim, ninguém ficaria calvo, era só raspar a cabeça que os cabelos voltariam a crescer fortes e grossos.

O chá verde pode ser protecção contra HIV

O chá verde, produto não fermentado e não oxidado da planta Camellia Sinensis, é composto de catequinas, nomeadamente Epigalocatequina Galato (EGCG). Esta substância é tida como eficaz na prevenção do cancro e doenças cardiovasculares.
Um novo estudo, da responsabilidade de uma equipa da Universidade de Tóquio, revelou que a EGCG presente no chá verde pode também ter uma acção protectora contra o HIV.
Os investigadores detectaram que esta substância bloqueia a acção da glicoproteína do HIV junto das moléculas CD4 nas células T. O estudo é pioneiro pelo que revela do efeito terapêutico das catequinas, em casos de infecção pelo HIV, mas os cientistas não acreditam estar na presença de uma droga alternativa aos fármacos actualmente utilizados.
Journal of Allergy and Clinical Immunology

Uma cenoura por dia pode prevenir o cancro.

Enquanto um sem conta de estudos provam que uma dieta equilibrada, repleta de fruta e vegetais, podem prevenir muitas doenças, incluindo o cancro, um novo trabalho dá mais um passo em frente.
Pesquisadores italianos afirmaram que, particularmente, alguns tipos de fruta e vegetais podem prevenir tipos de cancro específicos.
O estudo com 4,522 pacientes com cancros da mama, do cólon, e do recto e 5.155 indivíduos sem qualquer cancro para servirem de controlo em 6 áreas de Itália, levou à conclusão que os vegetais conferem maiores níveis de protecção contra o cancro do que os frutos.
As cenouras cruas parecem ser os que oferecem maior protecção contra os 3 tipos de cancro. Quando se compararam grupos de participantes, em relação aos que consumiam meia dose de cenoura crua por semana, aqueles que comiam 4 doses semanais apresentavam um risco 30% menor para desenvolver cancros do cólon ou do recto e de 20% para o cancro da mama.
Os vegetais têm mais vitaminas combatentes do cancro como a C, a B-6, o ácido fólico e carotenóides, do que a fruta, explicam os especialistas. Cientistas liderados por Silvia Franceschi do Centro di Riferimento Oncologico, em Itália, escrevem no Epidemiology que os italianos consomem os seus vegetais condimentados com óleo vegetal o que pode ser responsável por parte da protecção atribuída aos vegetais crús.
No estudo, os participantes que consumiram as maiores quantidades de vegetais crús - cerca de 12 doses por semana - apresentaram uma redução de 26% no risco de contrair cancro do cólon, de 16% para o cancro do recto e de 15% para o cancro da mama, quando comparados com aqueles que consumiram a menor quantidade de vegetais crús - cerca de 4 doses por semana.

Revista Performance


quinta-feira, 29 de maio de 2008

Envelhecimento saudavel

A velhice tem data certa para chegar: segundo a Organização Mundial da Saúde, essa etapa da vida começa oficialmente aos 65 anos ainda que alguns se sintam bem jovens nessa idade e outros comecem a sentir certos desgastes bem antes. De fato, a terceira idade não é, ou não deveria ser, sinonimo de decrepitude. Trata-se apenas de um estágio de vida. E há cada vez mais gente vivendo nessa etapa. Daí a necessidade de olhar para ela de forma especial.
Para se ter uma idéia, no começo do século XX, a expectativa de vida era de apenas 40 anos. Ao final deste século, será comum viver até 100 ou 120 anos. No ano 2000, os maiores de 65 anos eram 5% da população. Segundo estimativas do

envelhecimento da população e as limitações que chegam com o passar dos anos. O maior desafio, então, é conservar a autonomia e a saúde, apesar da passagem do tempo.

Nutrição
Conforme vamos ficando mais velhos, uma boa alimentação passa ter um papel cada vez mais importante para se ter uma vida saudável. Comer pouco sal, pouca gordura e muitas frutas, vegetais e fibras pode realmente reduzir as chances de se ter problemas relacionados à idade como doenças do coração, diabetes, derrame, osteoporose e outras moléstias crônicas. Alimentar-se de uma grande variedade de comidas faz com que você obtenha facilmente os nutrientes de que se corpo precisa.

Proteína: necessária para manter e reconstruir os músculos. É possível obter proteína com baixa quantidade de gordura em aves, peixes, ovos, soja.

Carboidratos: grande fonte de energia para o corpo. Existem dois tipos principais de carboidratos: açúcares simples, como sacarose (açúcar refinado), frutose (açúcar contido nas frutas) e lactose (açúcar presente no leite); e os carboidratos complexos, que são oriundos de vegetais e grãos. Ao contrário do açúcar refinado, frutas contêm vitaminas e fibras, produtos láticos também possuem vitaminas e cálcio, enquanto os carboidratos complexos têm vitaminas, minerais e fibras. Tente obter a maior parte dos carboidratos de sua dieta por meio da ingestão de vegetais, frutas e grãos e busque substituir alimentos ricos em gordura por carboidratos complexos.

Gordura: é também fonte de energia para o organismo. Para manter os níveis de colesterol no sangue baixos, você precisa ter como fontes principais de gordura, as poli-insaturadas (existentes no óleo de soja e de milho) e as monosaturadas (encontradas no óleo de oliva, abacate e nozes). O ideal é limitar a ingestão de gorduras saturadas (carne bovina, de porco, manteiga e queijos gordurosos). Você não precisa parar de comer esses alimentos, mas pode comê-los poucas vezes na semana e em pequenas porções. Evite as gorduras trans (hidrogenadas), encontrada nas margarinas e em alimentos industrializados, como bolachas.

Água: necessária para repor a que é utilizada para realizar as atividades básicas do corpo. Com o passar dos anos, os rins vão ficando menos eficientes em fazer com que o corpo fique hidratado. Por isso, é preciso fazer um esforço e beber pelo menos dois litros de água diariamente.

Quando se pensa em alimentação para a terceira idade, é preciso ter em mente as mudanças que ocorrem no corpo com o passar do tempo:

A necessidade diária de energia do corpo se reduz. Isso significa que você precisa de menos calorias por dia do que quando era mais novo. Seu médico ou um nutricionista poderá calcular sua necessidade diária de calorias e elaborar uma dieta específica
Mudanças hormonais são naturais e fazem com que o corpo produza e acumule mais gordura (especialmente na região da cintura) e menos músculos. Por isso, você passa a precisar menos de gordura e mais de proteína em sua dieta diária. Combine isso com atividades de desenvolvimento muscular e alongamento
Seus ossos perdem minerais mais rapidamente do que antes, especialmente se você é mulher e já está na menopausa, porque os baixos níveis de estrógeno aumentam a perda de massa óssea. Você precisará, então, de uma grande quantidade de cálcio para prevenir o aparecimento da osteoporose

Em outras palavras, o melhor modo de alcançar e manter um peso saudável conforme se envelhece, é ingerir menos calorias do que ingeria quando mais novo. Evite gorduras trans e saturadas. Elas são prejudiciais para os vasos sanguíneos, por aumentam as chances de entupimento dos mesmos e, por conseqüência, de arteriosclerose.

Ajuda para quem está abaixo do peso ou com uma nutrição pobre
Pessoas que estão abaixo do peso têm baixas reservas e menos condições de se recuperar prontamente após adquirirem algum tipo de doença ou lesão. Se você tem problemas em manter seu peso, precisará tomar medidas para engordar com saúde e, assim, ter mais energia para suas tarefas diárias. Siga as instruções de seu médico sem esquecer de:

Fazer três refeições diárias intercaladas com três pequenos lanches. Nunca pule refeições
Escolha alimentos calóricos de cada grupo. Prefira leite integral ao desnatado, por exemplo.
Como os alimentos mais calóricos na primeira refeição do dia, geralmente o café-da-manhã

Alimentos para uma vida longa e saudável
Os nutrientes corretos podem trazer mais vivacidade e saúde para as pessoas mais velhas. Não perca tempo, comece já a ter uma alimentação balanceada e saudável. Para começar, inclua alimentos dos quatro grupos de cores listados abaixo:

Verde-escuro: vegetais como brócolis, espinafre e repolho são ótimas fontes de cálcio para seus ossos e dentes
Vermelho: tomate, pimenta, amora, melancia e romã são fontes de licopeno e antocianina, fundamentais para o sistema urinário e para o bom funcionamento da memória
Laranja/Amarelo: cenoura, batata-doce, inhame e abóbora fornecem antioxidantes e fundamentais para a visão
Roxo: Berinjela, ameixa, amora silvestre são alimentos que também ajudam no bom funcionamento do sistema urinário, além de contribuírem para o aprimoramento da memória

Fibras para todo o corpo
As fibras ajudam a manter baixos os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, além de contribuírem para o bom funcionamento do intestino. Há algum tempo, quando o estilo de vida era menos frenético, a maior parte dos alimentos consumidos tinha muita fibra. Agora estamos mais acostumados a beliscar pequenos lanches pouco saudáveis, comer em fast-food ou então, quando em casa, apenas esquentar comidas congeladas compradas no supermercado.

A verdade é que a maioria de nós deveria comer o dobro de fibras do que comemos atualmente se quiser nos beneficiar desses nutrientes. Estudos mostram que uma dieta rica em fibras incluindo alimentos como maçã, feijão, frutas, vegetais, aveia, arroz integral claramente reduz os níveis de colesterol no sangue. Alimentos com alta quantidade de fibras levam mais tempo para ser digeridos, então eles não causam picos de alta de açúcar no sangue, como quando ingerimos pão branco, batatas e doces. Como são alimentos de digestão mais lenta, trazem maior sensação de saciedade, o que faz com que a pessoa coma menos quantidades e consiga manter-se em seu peso ideal.

Cálcio para os ossos
Se você quer manter seus ossos fortes e reduzir as chances de fraturas quando ficar mais velho, comece agora a ingerir mais alimentos ricos em cálcio, como queijos de baixa caloria (o branco é o mais indicado) e leite. O cálcio também é responsável por manter os dentes fortes e ainda ajudar no funcionamento dos músculos de todo o corpo, inclusive o cardíaco, que faz com que o coração bombeie sangue para o organismo.

Conforme ficamos velhos, a quantidade de minerais nos nossos ossos se reduz. Pouco cálcio leva à perda de massa óssea e, conseqüentemente, a osteoporose e a maiores chances de fraturas. Para se abastecer de cálcio, escolha alimentos de baixa quantidade calórica e com pouca gordura como leite e iogurte desnatado e queijos magros. Uma porção desses alimentos pode conter pelo menos 30% das 1.000 miligramas diárias de cálcio recomendadas pela Organização Mundial de Saúde.

Água como fonte de energia
A água é necessária para ajudar o corpo a eliminar toxinas e a manter a pele e os tecidos hidratados. Ela também é essencial para quem tem uma dieta rica em fibras, pois ajuda esses nutrientes a realizarem de forma mais efetiva suas funções dentro do organismo. Jamais deixe de beber água por preguiça ou porque não quer se levantar da cadeira de trabalho ou da cama para ir ao banheiro. Mantenha sempre uma pequena garrafinha cheia ao seu lado, assim você não se esquecerá de tomá-la. Se você não gosta de tomar água, tente deixá-la um pouco mais saborosa. Coloque algumas rodelas de limão ou de laranja para dar algum sabor sem que seja preciso adicionar calorias ao líquido.

Limpeza de pele: fácil e rápida para fazer em casa



Cuidados diários com a pele garantem um rosto macio e livre de irritações provocadas pelo barbear

A pele exige cuidados diários, principalmente a do rosto. Como os homens costumam ter pele mais oleosa que a das mulheres e têm que fazer a barba com frequência, é preciso ter uma atenção especial para evitar pêlos encravados, excesso de oleosidade e cravos. Para isso, cuidados básicos evitam problemas e deixam a pele em dia: macia e sem irritações.

A esteticista do Red Door Saloon and Spa, de São Paulo, Thaís Trindade, recomenda que diariamente o rosto seja lavado com um sabonete e higienizada com um tónico. "Várias marcas oferecem esses produtos, é só escolher o que mais se adequa a pele", indica.

A grande sacada, que ajuda na hora de fazer a barba, é esfoliar a pele. De acordo com a esteticista, a esfoliação semanal evita o encravamento dos pêlos, promove uma renovação celular, controla a oleosidade e ajuda a prevenir cravos e espinhas.

Mas para isso não é preciso gastar horas em algum salão ou comprar produtos caros. Thaís ensina duas receitas rápidas e fáceis de fazer e usar, que são utilizadas no spa Red Door. Não é preciso gastar mais que cinco minutos. Confira:

Esfoliante de açúcar:
Para fazer o esfoliante misture uma colher de sopa de açúcar cristal com uma de mel. Em seguida passe no rosto com movimentos circulares leves e retire com bastante água em seguida.

Esse esfoliante de açúcar e mel é ideal para peles com muitos cravos, mas não é recomendável para peles sensíveis - pode ocasionar vermelhidão - ou muito oleosas.

Esfoliante de aveia:
Misture duas colheres de sopa de aveia em flocos com duas de mel. Passe em todo o rosto e faça movimentos circulares. Em seguida, retire o esfoliante com água.

O esfoliante de aveia é mais suave e, por isso, indicado para peles mais sensíveis. Além disso, a aveia promove a nutrição da pele.

Depois da esfoliação ou dos cuidados diários, Thaís recomenda o uso de um hidratante com filtro solar. "Como a pele dos homens são mais oleosas, é melhor optar por hidratantes em gel", sugere.

Recomendações
- Faça a esfoliação uma vez por semana com movimentos circulares leves.
- Lave o rosto com sabonete, tónico e use hidratante com filtro solar diariamente, isso evita o ressecamento da pele e facilita o barbear.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Goiaba uma boa fonte de vitamina C

A maioria das pessoas não sabe, mas a goiaba contém mais vitamina C do que o limão, constituindo-se em uma óptima fonte desta vitamina, sem falar que à mais doce e mais saborosa.

A vitamina C actualmente é uma das vitaminas mais conhecidas e utilizadas pela população em geral, e não é para menos, a vitamina C tem propriedades como auxiliar na produção de colágeno, melhorar a absorção de ferro, aumentar a imunidade contra doenças bacterianas e virais, entre outras.

A dose diária recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde", é de 60mg/dia, o que equivale a dizer que um copo de goiaba ou apenas uma laranja ao dia, supre essa necessidade.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Biodanza

Biodanza

Descubra como pode melhorar a sua vida... dançando!

Também designada dança da vida, assume-se como um caminho para reencontrar a alegria de viver e promover a saúde e o bem-estar.

Quando, em 1965, o antropólogo chileno Rolando Toro resolveu testar um novo método não convencional (a dança) num grupo de esquizofrénicos, teve uma resposta surpreendente, muito mais rápida e eficaz do que qualquer outra linha terapêutica testada até então.

Nascia assim a Biodanza (bio deriva do termo bios que significa vida), um processo de desenvolvimento pessoal que visa resgatar a afectividade (integração afectiva), regular as funções biológicas do organismo (renovação orgânica) e reensinar a confiar nos instintos, os grandes responsáveis pela conservação e evolução da vida (reaprendizagem das funções originárias da vida).

O que é?

A Biodanza é um sistema de desenvolvimento pessoal que utiliza como instrumentos a música, o movimento e a emoção para desenvolver as potencialidades do ser humano, procurando resgatar em cada um a sua própria dança, isto é, a forma de viver a sua vida e de ser feliz.

Mais do que um conjunto de exercícios com música ou de uma simples forma de expressar emoções, é uma técnica que procura induzir transformações na existência, de forma a reencontrar a alegria de viver e promover a saúde e o bem-estar.

Como funciona?

A dança é o ponto de partida, mas a proposta da Biodanza não consiste só em dançar, mas sim em proporcionar a possibilidade de contacto com os nossos instintos e energias vitais, os quais, ao serem activados, actuam na restauração de um equilíbrio psico-orgânico que nos conecta connosco, com os outros e com a natureza.

De acordo com Rolando Toro, o movimento, a dança, o canto e os exercícios de comunicação em grupo induzem aquilo a que chama “vivências” (experiências imediatas intensas), capazes de modificar o organismo e a existência humana ao nível físico, afectivo-motor e existencial.

Quais os benefícios?

A Biodanza tem como objectivo ajudar a estimular o lado positivo das pessoas, desenvolver a sua criatividade e melhorar a sua capacidade de comunicação e de auto-estima. De acordo com Nuno Pinto, facilitador de Biodanza, esta técnica «leva as pessoas a conhecerem os seus talentos, virtudes, a ficarem mais felizes, amáveis e, aos poucos, vai eliminando os medos provocados pela sociedade, como o medo de se expressar, de tocar, de ser tocado...».

Para tal, nas aulas de Biodanza, «a pessoa é convidada, ao seu ritmo e à sua maneira, a mover-se, a expressar-se, a cuidar de si, a olhar os ritmos diferentes das outras pessoas, a aceitar-se e a aceitar os outros como são», explica. Desta forma, é possível resgatar não só a auto-estima como a capacidade de contornar obstáculos na vida; em suma, um convite a ser feliz.

Por outro lado, as vivências de integração (assentes em música e afectividade), promovidas pela Biodanza, também actuam com fins terapêuticos na promoção da saúde. Como? Ao estimular o processo de auto-regulação neuro-endócrina, aumentam a resistência ao stress e à ansiedade e diminuem os estados de doença.

Como é uma aula de Biodanza?

Uma aula-tipo começa com os alunos sentados no chão, formando uma roda, a partilhar experiências e sentimentos. De acordo com Nuno Pinto, esta interacção, «é importante para tecer uma rede solidária onde cada um é importante».

Depois a roda continua, mas de pé, e as pessoas são convidadas a movimentarem-se ao som da música, que alterna entre ritmos mais acelerados e mais lentos. Através dos diferentes ritmos, «cada pessoa encontra uma maneira própria de se expressar, descobre sentimentos, necessidades, desejos... e, lentamente, vai-se descobrindo e percebendo que pode alterar o seu estilo de vida e a qualidade das suas relações».

Nas aulas de Biodanza é ainda comum o recurso ao abraço e à carícia («a carícia desperta a fonte do desejo e expressa a identidade, essencial no processo de mudança», explica Nuno Pinto) e a cerimónias de regressão («reforçam o processo de auto-regulação»).

A quem se destina?

A qualquer pessoa que deseje melhorar a sua qualidade de vida, diminuir os níveis de stress e reencontrar o prazer de viver. Toro considera a Biodanza «boa para todos», mas recomenda-a especialmente «aos enfermos desta nossa civilização, que têm dificuldade de contacto com o próximo, de comunicação, problemas familiares e que precisam resgatar a sua expressão criativa e genuína».

Onde experimentar?

No site da Escola de Biodanza SRT, encontra o contacto dos facilitadores de Biodanza credenciados em Portugal (www.escolabiodanzaportugal.com). Pode começar por experimentar uma aula aberta ou participar num grupo regular.

Para saber mais, pode ir ao site www.biodanzanunopinto.com.