CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »
Sign up for PayPal and start accepting credit card payments instantly.

Sejam bemvindos!

Este Blog junta várias dicas de como ter uma beleza e saúde natural sem grandes gastos.


domingo, 8 de junho de 2008

Banhos de Ervas


Antes de uma festa, depois de uma prova na escola, de um trabalho difícil, de um dia estafante e estressante, um banho de imersão é sempre relaxante. principalmente se souber usar as propriedades terapêuticas de ervas e flores, que são encontradas em farmácias ou lojas de produtos naturais e em casas de ervas.

Basta fazer uma infusão com 3 colheres de sopa de erva ou da flor escolhida em dois copos de água. leve a água para ferver, ao levantar fervura acresce a erva ou flor. apague o fogo, descanse abafado por 10 minutos, coe e junte a água do banho.

As flores passaram a participar da composição de cosméticos graças a sua ação hidratante, amaciante, calmante e nutritiva. assim, estão presentes em sabonetes, shampoos, espumas e cremes e são produzidos com óleos retirados das sementes ou das pétalas das flores.

Conheça os efeitos de algumas num momento mágico de relaxamento e reposição das energias.

Alecrim - tem as mesmas propriedades da camomila, dá vida nova ao corpo cansado depois de um dia de trabalho.

Alfazema - já era utilizada pelos romanos em banhos e massagens. relaxante e suavemente perfumada, a alfazema tem propriedades anti-sépticas, ideais para peles com acne. pode acrescentar ao banho algumas gotas de óleo de amêndoas doces. É um excelente hidratante.

Camomila -é usada há mais de 4 mil anos na cosmética, para clarear a pele e o cabelo. agradavelmente calmante, ajuda a fazer uma limpeza completa da pele. É utilizada depois das depilações, para combater a vermelhidão da pele. um saquinho de flores de camomila no banho quente diminui o cansaço e o inchaço das pernas. humedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos, que ficarão claros e brilhantes.

Folhas de eucalipto - tem poder energizante, ou seja, dá uma disposição invejável. experimente fazer um chá com as folhas de eucalipto, coá-lo e despejá-lo no banho de imersão

Hamamélis - devido ás suas características adstringentes, é usada em produtos destinados àlimpeza da pele e também para combater a oleosidade dos cabelos. tem ação anti-inflamatória e bactericida.

Flor de laranjeira - dá uma deliciosa sensação de frescor e de descanso. tem ação tonificante, ideal para peles e cabelos ressecados. a flor de laranjeira é adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.

Hortelã - tonifica os músculos e renova as energias. amacia a pele e tem um efeito desodorizante.

Jasmim - age como calmante em peles secas e sensíveis. um banho com produtos á base de jasmim ajuda a relaxar.

Melissa - proporciona um banho relaxante e perfumado. antes de dormir, um banho com melissa garante um sono tranquilo.

Orquídea - seu óleo é usado para amaciar e hidratar a pele.

Rosa - rica em vitamina c, é anti-sptica, tonificante, adstringente e amaciante. a água de rosas é usada para lavar cabelos oleosos.

Sal grosso - altamente relaxante, pode ser acrescentado ao banho de imersão, que deve ser morno.

Sílva - erva de efeito anti-inflamatório, ajuda a combater cravos e espinhas. É especialmente recomendada para quem tem pele oleosa.

Loção para após o banho - misture em partes iguais, extrato de hamamélis e água mineral sem gás e guarde me um vidro esterilisado e bem fechado. use diariamente após o banho, para amaciar a pele.

Banho para repor as energias - façaa um chá com 200 gramas de flores de alfazema em 3 litros de água.

Ferva a água, acrescente a erva e deixe ferver por 3 minutos. desligue o fogo, tampe durante 10 minutos, coe e adicione a água da banheira. fique uns 10 minutos "de molho", depois disso você estará cheia de energia e disposição.

Banho para relaxar - depois de um dia extremamente cansativo ou antes de ira para cama, para ter um sono mais reparador: coloque 15 a 20 gotas de óleo de essência de flor de laranjeira numa banheira com água quente, "fique de molho" por uns 10 minutos.

* quem não tiver banheira, poderá fazer uso destes banhos, preparando-os antecipadamente, colocando-os num recipiente. após o banho de chuveiro, se enxágue com um destes banhos. se enrole numa tolha e deixe-se secar naturalmente.

0 comentários: