CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »
Sign up for PayPal and start accepting credit card payments instantly.

Sejam bemvindos!

Este Blog junta várias dicas de como ter uma beleza e saúde natural sem grandes gastos.


quarta-feira, 23 de abril de 2008

Vem ai o Verâo, cuidado com o sol...

O verão chega e bate aquela vontade absurda de praia. Pele bronzeada, areia, mar... Não há como negar, o sol deixa a gente mais feliz! Ele é gostoso, mas também é perigoso. A lista dos males pode até incluir o câncer de pele, mas, com certeza, em todos os casos, provoca o envelhecimento precoce. O sol causa rugas, flacidez e manchas, pois provoca alterações no DNA das células. Fique ligada: a proteção não só na praia, mas também no dia-a-dia, não é frescura. Principalmente no verão.

Escudo tecnológico

A arma mais efetiva para se proteger do sol é o filtro solar. Para a felicidade geral da nação, a indústria cosmética hoje oferece protetores leves, não gordurosos e fáceis de espalhar. Com tantas opções, você deve estar se perguntando como escolher o filtro ideal. Antes de se decidir por textura, cheiro e embalagem confira se o produto oferece proteção contra raios UVB e UVA. A proteção contra os raios UVB é informada pelo valor do FPS (que, para a praia, não deve ser menor do que 30, afirmam os dermatologistas). Quanto à proteção UVA, ainda não há uma padronização, mas você pode procurar no rótulo frases como Alta Proteção UVA, *** UVA e +++ UVA.

Engula essa!
Os chamados protetores orais viraram febre lá fora e, no Brasil, começam a ter fãs, principalmente depois que foram autorizados pelas agências de saúde da Europa e dos Estados Unidos. Essas pílulas contêm, na verdade, um complexo antioxidante com ação antiinflamatória, o que reduz os danos causados pelo sol. Seu princípio ativo é o Polypodium leucotomos, um antioxidante extremamente poderoso. Estudos mostraram que o protetor oral minimiza os danos solares e diminui a agressão ao colágeno, mas ainda não podemos afirmar que ofereça uma proteção plena. A aplicação tópica do filtro não deve ser dispensada.

Vista a camisa
Outro tipo de proteção cada vez mais popular é a roupa com FPU (Fator de Proteção Ultravioleta), de marcas como Sun Cover e UVLine (vendidas inclusive pela internet). A roupa ideal contra os raios solares deve oferecer proteção química (com filtros adicionados ao tecido) e ter uma trama adequada, caso da poliamida.

Óculos com filtro já!
Você sabia que os olhos sofrem tanto quanto a pele com os efeitos da radiação solar? Diversas doenças oculares, como a catarata, estão diretamente ligadas ao sol. Use sempre óculos ou lentes de contato que possuam filtro UV. Dica fashion: neste verão, tamanho é documento – quanto maior a armação dos óculos escuros, melhor.

0 comentários: