CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »
Sign up for PayPal and start accepting credit card payments instantly.

Sejam bemvindos!

Este Blog junta várias dicas de como ter uma beleza e saúde natural sem grandes gastos.


terça-feira, 22 de abril de 2008

Todos os benefícios do pão

Deite por terra o velho mito de que engorda

Desde que não o coma em doses industriais, o que engorda no pão é apenas aquilo que lhe juntamos: doce, manteiga, queijo... Ingerido na medida certa, o pão traz inúmeros benefícios à sua alimentação: vitaminas e minerais e hidratos de carbono de absorção lenta.

As ideias erróneas que consideram o pão demasiado calórico e prejudicial para a linha comprometem a boa mesa e a saúde. Base da pirâmide alimentar, o pão é uma fonte generosa de hidratos de carbono (sobretudo de absorção lenta) e fibra, dois nutrientes essenciais.

Depois de ingeridos, os hidratos de carbono de absorção lenta fornecem energia ao organismo durante várias horas, ajudando a saciar a fome e os níveis de açúcar no sangue; a fibra, para além de contribuir também para a sensação de saciedade, facilita a digestão e previne a obstipação.

Mais: o pão contém muito pouca gordura e, se for de mistura ou integral, tem uma dose extra de fibra e é rico em minerais (magnésio e fósforo) e vitaminas (B1, em particular).

O melhor: em termos calóricos, ronda as 200 calorias por cada 100 gramas, (pão de milho: 185 kcal; pão de trigo integral: 221 kcal; pão de trigo: 289 kcal), um valor inferior ao de outros derivados dos cereais utilizados em sua substituição (por exemplo: tosta de trigo: 378 kcal/100g; gressinos: 396 kcal/100g). Precisa de mais motivos para ter sempre pão à mesa?

Os vários pães distinguem-se entre si de acordo com:

A farinha
Quando o pão é feito com farinha refinada (utiliza apenas o interior do grão do cereal: trigo, milho ou centeio) trata-se de pão branco. Quando a matéria--prima é a farinha integral (utiliza o grão completo) trata-se de pão integral. Há ainda o pão de mistura (chamado saloio ou caseiro), feito com a mistura das duas farinhas.

A água
Quanto mais água, mais oco fica, digamos assim.

Tempo de processo
Quanto mais amassado for o pão, mais mais duro e compacto fica; se fermentar mais, o miolo fica mais esponjoso.

O forno
Dependendo da utilização do forno a lenha, industrial ou a gás, a côdea será mais ou menos estaladiça e dourada.

As vantagens e os perigos de cada uma das variedades

Tostas e gressinos
Tanto as tostas como os gressinos têm menos água e mais hidratos de carbono do que o pão, o que aumenta o seu valor calórico em mais de 100 calorias por cada 100 gramas. São fáceis de digerir e cómodos para petiscar, mas é conveniente controlar a quantidade.

Integral
O pão integral contém mais fibra, vitaminas e minerais. Como não é submetido a um refinamento, mantém mais nutrientes que o resto dos pães.

Árabe
É o bem conhecido pão de pita, também denominado pão ázimo. Diferencia-se dos restantes porque não contém fermento e é ainda mais pobre em gorduras. Complete o seu valor nutritivo recheando-o com verduras.

Com especiarias ou frutos secos
Estes pães são obtidos acrescentando à massa base ervas ou especiarias, sementes de sésamo, passas ou nozes, que contêm gorduras poli-insaturadas, e ainda alguns vegetais como abóbora ou cenoura, repletos de vitaminas. Também os há com chocolate, um grande antioxidante. Devem ser ingeridos com moderação pois são mais calóricos (pão de trigo integral com sementes de sésamo: 244 kcal por 100 gramas).

Branco
O pão de forma, as carcaças, os enfarinhados, a baguette ou os pãezinhos de leite são elaborados com farinha refinada, fermento e água, sendo esta última responsável pelo seu miolo tão esponjoso. Estes pães contêm muitos hidratos de carbono de absorção rápida e nenhuma fibra. O pão de mistura e o integral têm sempre mais benefícios saudáveis.

Milho
O pão feito com farinha de milho contém mais hidratos de carbono que o tradicional, apesar de ser pobre em gorduras. É o menos calórico dos pães (185 kcal por 100 g) Se for 100% de milho é adequado para celíacos.

Soja
Fonte de isoflavonas (estrogénios vegetais), a soja pode ser uma grande aliada durante a menopausa. O pão de trigo integral com soja permite-lhe integrar esta leguminosa na sua alimentação diária.

0 comentários: