CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »
Sign up for PayPal and start accepting credit card payments instantly.

Sejam bemvindos!

Este Blog junta várias dicas de como ter uma beleza e saúde natural sem grandes gastos.


terça-feira, 22 de abril de 2008

Todos os benefícios da água

Saiba como a ajuda a emagrecer e a hidratar a pele e descubra o tipo de água que faz melhor ao seu organismo

Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água e, quem sabe se não é por essa razão que este líquido vital é o melhor remédio natural que existe. Para além disso, ajuda a emagrecer e é uma grande aliada da nossa pele.

Como cuida da sua saúde

Combate o cancro

Uma ingestão insuficiente de água aumenta o risco de padecer de cancro da bexiga e do cólon porque fomenta a concentração de substâncias tóxicas nestes órgãos. Uma ingestão adequada de água reduz o risco.

Combate as infecções

Beber entre cinco a oito copos de água por dia reduz a produção de pedras nos rins e as infecções urinárias. Para além disso, mantém as mucosas do sistema respiratório convenientemente hidratadas, e diminui o risco de infecções virais como a gripe. A água também ajuda a limitar a incidência de ataques de asma.

Cuida da boca

A saliva, que contém substâncias antibacterianas, diminui se não bebermos água. Isto favorece a presença de bactérias que provocam gengivites, cáries e outras doenças da boca.

Como mantém o seu peso

Regula o metabolismo das gorduras

Uma ingestão insuficiente de água faz com que os depósitos de gordura do nosso corpo aumentem, devido a um funcionamento incorrecto do fígado, responsável por metabolizar as gorduras e convertê-las numa fonte de energia para o organismo.

Ajuda-a a ficar saciada

A água tem um efeito saciante e, portanto, faz com que comamos menos. Para além disso, como a água que bebemos está a uma temperatura mais baixa do que a corporal, o organismo tem de queimar calorias para poder aquecê-la.

Evita a retenção de líquidos

Quando o corpo recebe pouca água interpreta-o como uma ameaça para a sua sobrevivência e compensa essa carência retendo líquidos. Para o evitar, basta fornecer-lhe toda a água de que precisa.

Trava o envelhecimento

Com o passar dos anos, o nosso organismo perde cada vez mais água, o que afecta, sobretudo, a pele. No entanto, se bebermos o suficiente, o equilíbrio entre a água que possuímos e a que perdemos mantém-se, e a pele mantém-se jovem durante mais tempo.

Reforça a função protectora da pele

Para que se possa defender de agentes prejudiciais como o sol, o frio, o vento, a poluição ou as infecções, é fundamental que a pele mantenha um grau óptimo de humidade. Caso contrário, fica debilitada e exposta a todo o tipo de agressões, que a tornam irritável e sensível.

Uma água para cada necessidade

A água mineral distingue-se das outras águas pelo seu conteúdo em minerais. Devemos analisar bem a sua composição para escolher aquela que é mais benéfica para o nosso caso.

Diuréticas
Águas com baixos níveis de sódio. Têm um reduzido conteúdo neste mineral (menos de 20 mg/l), pelo que são ideais para pessoas que sofrem de retenção de líquidos, hipertensão, doenças cardiovasculares ou problemas hepáticos.

Infantis
Águas de mineralização débil. A sua reduzida quantidade de cálcio (menos de 150 mg/l) faz delas a melhor escolha para a preparação de alimentos infantis (leites e papas).

Dietas Pobres
Águas de mineralização forte. Águas com resíduo seco superior a 1.500 mg/l, muito ricas numa grande variedade de minerais, pelo que são recomendadas para pessoas com carências nutricionais causadas por uma alimentação pobre.

Aperitivas
Águas carbónicas. O conteúdo em gás pode ser natural ou acrescentado, e serve para estimular o apetite.

Digestivas
Águas bicarbonatadas. Com mais de 600 mg/l de bicarbonatos, têm um efeito neutralizante sobre a secreção gástrica, reduzindo a acidez.

Para a anemia
Águas ferruginosas. Com um conteúdo de 1 mg/l de ferro, combatem a anemia e actuam sobre as doenças da pele.

Para os ossos
Águas ricas em cálcio e magnésio. Com mais de 150 mg/l de magnésio, contribuem para a mineralização dos ossos e dentes. São muito recomendáveis durante a menopausa.

0 comentários: